Oficinas de Conhecimento


Oficinas de conhecimentos (Infantil e Fundamental)


Oficina de Artes
As artes visuais são linguagens que estão presentes no cotidiano do estudante.  Ao rabiscar, desenhar, pintar, recortar, colar, etc., os alunos podem expressar-se, comunicar-se e atribuir sensações, sentimentos, pensamentos, além de estimulá-los à criação e imaginação.

As artes visuais estão de “mãos dadas” a outras linguagens artísticas, como: dança, música e teatro, que devem propiciar à criança oportunidades para que conheça os aspectos mais significativos da cultura artística e suas diversas manifestações e adquirindo o domínio dos conteúdos necessários à apreciação e produção artística, bem como o conhecimento da História da Arte que estará presente na complementação das atividades propostas.

Pensando em toda essa riqueza de estímulos, nossa oficina de artes está adaptada com materiais adequados à manipulação e criação de diferentes técnicas.

Oficina de Culinária e Horticultura 
A nossa escola uniu o fazer e o aprender de forma bem divertida e interdisciplinar, além de conscientizar os alunos sobre a importância de hábitos saudáveis de alimentação.

As receitas são elaboradas pela nossa nutricionista, pois procuramos fazer ponte com os projetos que estão sendo desenvolvidos.

Os alunos sentem-se bastante orgulhosos com toda essa produção e com suas descobertas ao observarem que as misturas dos ingredientes e suas transformações formam o produto final: um novo e delicioso alimento para ser degustado!
Em nosso espaço, contamos com uma ampla área verde gramada com algumas árvores frutíferas. Então,
pensando no relacionamento dos nossos alunos com os alimentos preparamos um local para horta, sendo que o cultivo dos vegetais é feito por eles e depois consumido nas refeições.

A oficina de horticultura tem como objetivo, sensibilizar  o estudante quanto à importância da natureza para a vida do planeta  bem como a preservação do mesmo. Também permite que os mesmos, através dos cuidados dedicados nas aulas de horticultura, possam acompanhar o desenvolvimento dos vegetais desde o preparo da terra, semeamento e cultivo das mudas para posteriormente observarem o surgimento e crescimento de uma nova vida.
                                         


Oficina de Língua Inglesa

O objetivo dessa oficina é sensibilizar para estimular o aluno quanto ao domínio da Língua Inglesa, aproximando-o de um mundo globalizado.

A proposta da oficina de Inglês é pautada com base nas escolas estrangeiras, sem traduções, em que criança aprende ouvindo e interagindo com o grupo.

As aulas são dinâmicas, desenvolvidas através de jogos, canções, brincadeiras e dramatizações, que favorecem o contato dos pequenos com a língua estrangeira.

Aqui o aluno aprende inglês de forma bem divertida, propiciando vários momentos em que a língua pode ser praticada.

Oficina de Informática
A oficina tem como objetivo aproximar os alunos para um mundo globalizado que exige de todos a capacidade de aprender continuamente.

Informática é um recurso tecnológico utilizado mundialmente, tal como o domínio em outras línguas, tornando-se relevantes para a formação do indivíduo.

Nossa oficina de informática é um espaço em que a criança  se apropria do uso do computador através de jogos educativo,  atividades sistematizadas como escritas e pesquisas pela internet, bem como o uso de outras ferramentas e conhecimento no manuseio do mesmo.



Língua Portuguesa e Produção de Texto
É por meio da linguagem que nos constituímos enquanto pessoas no mundo, pois a linguagem é que comunica.

Através de várias atividades e experiências significativas de aprendizagem da língua que os alunos vão conhecendo a função social da leitura e da escrita.

Para isso, nossa sala de oficina de alfabetização está organizada de forma que possibilite maior aproximação do estudante com a língua, além do trabalho contínuo do professor em estimulá-los através de atividades como a roda de leitura, roda de conversa, atividades que envolvam leitura e escrita que desenvolvem as quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, nossos alunos aprendem  a língua através de práticas que favoreçam o desenvolvimento e conhecimento da palavra escrita, tais como produção de livros, portfólios de leituras, registros de pesquisas, compartilhamento com a família e amigos de experiências, elaboração de receitas e diversos gêneros textuais.
Ao ler, produzir, revisar, discutir, interpretar e apresentar oralmente seus trabalhos dos diversos gêneros textuais, o aluno se apropria de diversos conhecimentos da Língua Portuguesa, como a ortografia, a pontuação e aspectos gramaticais.
Esse processo de aquisição e apropriação da Língua Portuguesa se intensifica gradativamente ao passo que o aluno atinge o grau de escolaridade seguinte.

Oficina Literária
Pessoas leitoras não têm vida restrita à comunicação oral, pois através da leitura o indivíduo amplia seus horizontes.
Então, ler é importante por que:
  • Enriquece a imaginação e amplia o vocabulário;
  • Estimula a criança à linguagem oral e escrita;
  • Incentiva a criança com a leitura que é uma prática valorizada pela sociedade, além de ser uma importante ferramenta que ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita.
Fundamentada de que não há idade para  iniciar o incentivo à leitura para os pequenos, desenvolvemos o projeto de oficina literária desde o berçário. Trabalhamos com os mais variados gêneros literários.

Especialistas acreditam que para alguém se interessar por livros na vida adulta, é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo.

Aqui, a hora da leitura já se tornou um momento mágico, nossas crianças sentem-se felizes e encantadas.

Educação Física
A Educação Física, contribui com o desenvolvimento de competências motoras, físicas, sociais e afetivas. Suas atividades são desenvolvidas através de jogos e brincadeiras dirigidas, que beneficiam o espírito coletivo, a consciência de cuidados com o corpo, com a saúde e formação positiva da auto-imagem. 
Oferecemos  aulas de movimento e capoeira desde a educação infantil introduzindo as práticas esportivas no ensino fundamental.
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana, em especial, do desenvolvimento infantil. As crianças, desde que nascem, movimentam-se e apropriam-se do controle e da interação do seu próprio corpo com o mundo. Ao  se movimentar, elas expressam sentimentos, emoções e pensamentos, utilizando-se de gestos e posturas corporais. 

A Capoeira contribui com o desenvolvimento de competências motoras, físicas, sociais e afetivas inerente ao jogo da capoeira. Os alunos adquirem conhecimentos sobre a cultura, as músicas, os instrumentos e ritmos inerentes ao jogo da capoeira.
Melhorando ainda mais nossa infra-estrutura, contamos com uma quadra esportiva, pois sabemos da importância da prática esportiva e queremos que ela faça parte do cotidiano de nossos alunos. São trabalhados diversos esportes como futebol, volei, basquete e handebol.



Oficina de Matemática
Desde o nascimento, os alunos estão inseridos em um contexto social, do qual a matemática é parte integrante. Esses contatos acontecem através de várias situações cotidianas e com brincadeiras, jogos e faz de conta que envolve contagens, resolução de problemas, interpretação, divisão de espaços e tempos.
A apropriação do conhecimento da matemática se intensifica gradativamente, conforme o aluno vai mudando de grau de escolaridade. Assim, no Ensino Fundamental ampliam-se a sistematização e o conhecimento de situações problemas com as quatro operações, maior domínio em cálculo mental, em geometria, peso, medidas e aproximação de resultados estatísticos.

Partindo dessa perspectiva e para que o conhecimento matemático se efetive, selecionamos atividades que envolvam várias situações cotidianas que propicie ao aluno desenvolvimento do raciocínio. O papel do professor é tecer comentários, formular perguntas, provocar desafios e incentivar a verbalização e representação escrita do aluno, fazendo as intervenções adequadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cognitivo nos mesmos.

As atividades são lúdicas, porém com intenção educativa.

Oficina de Ciências Naturais
Nessa oficina trabalha-se o conhecimento científico nas áreas da Biologia, Química, Geociências e Astronomia desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
Todo o conhecimento é desenvolvido de forma teórica e prática através de pesquisas e experiências que são realizadas na escola e com o trabalho de campo (fora da escola).

Os alunos aprendem através dos experimentos a observar, testar, levantar hipóteses e fazer descobertas.

Damos ênfase ao conhecimento da sustentabilidade com link em todas as áreas estudadas como compreensão da formação do universo e modificações do Planeta Terra. Contudo, sempre reforçando as mudanças de posturas, atitudes para a preservação do Planeta.



Oficina de Ciências Sociais
(História, Geografia e Filosofia)
O aluno se apropria de conhecimentos históricos, geográficos, políticos, sociais e culturais.
Nas disciplinas de Ciências Sociais, buscamos desenvolver um trabalho no qual o aluno consiga através da linha do tempo perceber e entender como a humanidade se organizou em sociedade com o passar dos tempos, com suas modificações culturais, econômicas e geográficas de formar e melhorar as condições de vida para sua sobrevivência, sempre pontuando que tais mudanças ocasionaram aspectos positivos e negativos em vários segmentos da nossa história.



Oficina de Música
Como considera o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), o ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano, faz com que as crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. 

A música para o ser humano está diretamente ligada ao brincar e ao lúdico. Em qualquer idade essas situações são de extremo prazer, de expressão e estimulação que são alicerce para desenvolvimento cognitivo do aluno.  . Nossa Oficina de Música buscará todo universo sonoro importante para o desenvolvimento e prazer das crianças - musicalização, sonoplastia, suporte para a formação de hábitos e comportamentos.

A música estimula os talentos, além de desenvolver a audição, a concentração, a coordenação motora, a atenção e o raciocínio lógico, que ajudará o indivíduo melhorar seu desempenho em outras áreas de aprendizagem.  Fomenta o conhecimento de diferentes gêneros culturais. Além das aulas extras com a professora de música, em nossa escola, todos os dias cantamos e ouvimos músicas diversas com os estudantes. São momentos especiais de pura harmonização e integração.