Eventos Teia da Vida

Projeto Teia da Vida



A missão deste projeto é promover eventos culturais para sensibilizar , conscientizar e praticar assuntos integrados a sustentabilidade, permacultura, diversidade cultural, inclusão e responsabilidade social que são relevantes para mitigar os impactos socioambientais - incentivar o respeito ao eu o respeito ao próximo, para o ser humano viver em harmonia com o universo. Um por todos, todos por um!





FESTIVAL DE ATITUDES SUSTENTÁVEIS DA ESCOLA OFICINA PINDORAMA
 Sustentabilidade está diretamente associado a: preservação do meio ambiente, aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. Paz é sustentável, respeito ao próximo é sustentável, ética é sustentável, educação de qualidade é sustentável, solidariedade é sustentável... Com nossos alunos, iniciamos no mês de abril nosso projeto TEIA DA VIDA. Trabalhamos atividades práticas sobre atitudes sustentáveis. A primeira fase do projeto: construção de uma composteira, horta na pet e pintura com tinta natural. Para atinta usamos: açafrão, páprica, canela, cominho, urucum, terra, folhas, cola branca e água...

 










JOSÉ PACHECO
O Professor José Francisco Pacheco, nascido em 10 de maio de 1951, é um educador português. Considerado um peregrino da Educação, Especialista em Música e em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado em valores importantes para a formação do individuo em todas as nações.
É autor de vários  livros e de diversos artigos sobre Educação.
Em 8 de maio de 2004 foi condecorado pelo Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, com a Ordem da Instrução Pública.
Valores, temos muitos. Quais assumir? Quais tomar como referência? As reflexões partilhadas pelo professor José Pacheco expressam, antes de tudo, uma prática, uma vivência concreta no âmbito da escola. Tais reflexões e experiências nos inspiram a desejar e a buscar transformação: primeiramente em nós mesmos e, por consequência, em nosso fazer pedagógico.

“Esperança, em seu sentido mais genuíno, significa fé na bondade da natureza humana. Significa confiar, acreditar ser possível ensinar (e aprender!) o diálogo. O reconhecimento da diversidade, a amorosidade, a solidariedade, a alegria, a justiça, a ética, a responsabilidade social, o respeito, a cidadania, a humanização da escola.” (José Pacheco)


___________________________________________________________


O escritor Ilan Brenmam esteve em nossa escola:


*  II Mostra Cultural - 2009


* III Mostra Cultural - 2010


Familiares, alunos, educadores e comunidade marcaram presença na II e III Mostra Cultural da Pindorama. Além da Mostra Folclórica e Feira do Livro, a escola contou com a presença do escritor Ilan Brenmam, que alegrou a todos contando Histórias e autografou seus livros. A diretora Claudia Corrêa agradece a presença de todos e aposta que a soma do trabalho de sua equipe e a participação dos familiares, resulta no estímulo e renovação de ideias que transformam o ambiente escolar em um espaço cultural no qual se aprende com mais prazer.

Saiba mais sobre o autor:
http://www.ilan.com.br/104/sobre-o-ilan-brenman